Início do Conteúdo

Legislativo realiza fiscalização na UBDS da Vila Virgínia

Presidente da Câmara constata falhas no atendimento
Sem Categoria
Presidente da Câmara concedendo entrevista na porta da UBDS

Não é de hoje que as reclamações sobre o atendimento em unidades de saúde são externadas pela população de Ribeirão Preto. A demora é facilmente constatada pelas filas que vão se formando pelos corredores. 

 

Na Vila Virgínia, na UBDS Dr. Marco Antônio Sahão, a situação não estava diferente. Mas, acabou mudando após a presença de um representante do Legislativo. A ponto de diminuir de forma drástica a fila de espera.

 

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Isaac Antunes (PL), fiscalizou, na tarde desta terça-feira (12), os trabalhos unidade localizada na rua Franco da Rocha, 1270.

 

Segundo o parlamentar, dos quatro médicos que deveriam estar atendendo, apenas dois estavam no posto de trabalho. Os demais tiveram que ser procurados por ele em toda a unidade para que começassem a atender. 

 

“Quatro médicos estavam na escala. Dois estavam em atendimento, mas dois tivemos que procurar na UBDS inteira até achar. Isso nós documentamos em uma ata, formalizando o nome desses profissionais. E depois constatamos que um desses dois médicos que estavam sumidos, mesmo depois de encontrado, ainda demorou a começar o atendimento” -  comentou Isaac. 

 

De acordo com o vereador, durante a presença dele na UBDS, cerca de duas horas, a fila de atendimento foi diminuindo. 

 

“Nós tínhamos mais de 30 crianças no corredor. Em duas horas todas foram atendidas. Aqui nós constatamos que há pessoas que recebem seu salário em dia e que não prestam o serviço como deveriam prestar à população” – afirmou o vereador. 

 

Diante do fato, o parlamentar disse que vai comunicar o prefeito Municipal e a secretária da Saúde sobre o fato para buscar explicações. 

 

"Nós vamos levar essa reclamação ao prefeito e à secretária da saúde com o nome dos médicos que deveriam, mas que não estavam atendendo" – concluiu. 

 

A unidade é responsável por cerca de 80 mil pessoas distribuídas pelos bairros Vila Virgínia, Vila Liberdade, Vila Progresso, Jardim Bela Vista, Jardim Jamaica, Jardim Piratininga, Vila Afonso XIII, Jardim Guanabara, Jardim Dom Bosco, Jardim Pio XII, JardimDelboux, Jardim Centenário, Jardim Maria Goretti, Jardim São Jorge, Vila Guiomar, parte do Parque Ribeirão Preto e parte do bairro da República. 

 

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, cerca de 500 atendimentos por dia são realizados na Unidade, 12.300 no mês. Em relatório entregue à Câmara Municipal, referente à prestação de contas da pasta, até o segundo quadrimestre de 2024, foram 80.782 atendimentos. O número já está próximo de superar todo o ano de 2023 quando a unidade da Vila Virginia fez 81.690 atendimentos (ficou um trimestre em reforma). 

FISCALIZANDO A UBDS
FISCALIZANDO A UBDS